RESULTADOS:

Exames

CATECOLAMINAS PLASMATICAS

Informações Gerais

AMOSTRA
Plasma com anticoagulante heparina . 3,0 ml.CONGELADO
 
ATENDIMENTO
Coleta na matriz. Marcar exame. Tubo a vácuo com HEPARINA.
 
PREPARO DO PACIENTE
Abster-se de fumo, chá, café, refrigerantes, chocolate e frutas(banana,laranja,abacaxi,) doces,sorvetes,caramelos,nozes,bebida alcoólicas e queijo 5 dias antes da coleta. Evitar o uso de medicamentos que interferem no resultado do exame: Clorpromazina, Quinidina, Isoproterenol, Levadopa, Cabidopa, Teofilina, Bromocriptina, Inibidores da MAO, Haloperidol, Cocaina, Etanol, Nicotina, Nitroglicerina, Reserpina, Alfa e Beta Bloqueadores, Prazosima, Vitamina B, Alfa Metildopa, Descongestionantes nasais, Tetraciclina, Cafeina, Piridoxina E, Riboflavina, Alfa-Metil-L-Tirosina, Clonidina e Fenotiazina.
 
COLETA
Deixar cateter na veia (heparinizado), acalmar o cliente. É necessário que a amostra de sangue seja colhida depois que o cliente permaneceu em repouso (deitado e relaxado) no mínimo por 30 minutos em ambiente calmo. Após isto, descartar os primeiros 3 ml de sangue para lavar a heparina do cateter. Coleta-se em heparina de 5 a 10 ml de sangue, hemogeniza-se cuidadosamente e imediatamente transfere-se para um tubo teste de vidro pre-congelado contendo 120 uL de solução EGTA⁄GSH (Este tubo é fornecido pelo Lab H Pardini). O tubo teste é invertido lentamente por alguns minutos para uma mistura adequada do sangue com a solução reagente. Na seção técnica centrifugar rapidamente o sangue em centrífuga refrigerada e transferir o plasma para tubo plástico previamente congelado.
 
MÉTODO
Cromatografia líquida de alta performance – HPLC.
 
VALORES REFERENCIAIS
<=    140  pg⁄mL: Epinefrina.
<= 1.400  pg⁄mL: Norepinefrina.
<=      30  pg⁄mL: Dopamina.
 
INTERPRETAÇÃO
A epinefrina, a norepinefrina e a dopamina são catecolaminas sintetizadas na medula adrenal, cérebro e sistema nervoso simpático. Seu maior uso clínico é no diagnóstico do feocromocitoma, que se origina em 90% dos casos na supra-renal. Esses tumores são causa de hipertensão severa de difícil controle, sendo em 10% dos casos malignos. Catecolaminas são compostos lábeis, sendo sua determinação influenciada por uma série de variáveis pré-analíticas como dieta e drogas. Valores de epinefrina >200 pg⁄ml e de norepinefrina >2000 pg⁄ml têm sensibilidade de 85% e especificidade de 95% para o diagnóstico do feocromocitoma. O paciente deverá permanecer 7 dias sem ingerir medicamentos que interferem, conforme orientação de seu médico assistente. Catecolaminas elevadas também são encontradas no trauma, pós-operatório, frio, ansiedade, retirada de clonidina, doenças graves  intercorrentes, tumores da crista neural, hiperplasia medular adrenal, distúrbio agudo do SNC, exercício físico pesado, hipotireoidismo, tireotoxicose, doença renal, ingestão maciça de álcool e estresse emocional.

Informações Adicionais

Prazo de Entrega10 Dias
MaterialPlasma EDTA congelado Quantidade: 3 ml